quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Começando uma dieta...




No início do mês de maio desse ano, decidi mudar vários hábitos, comecei a fazer uma dieta, baseada na dieta que havia feito a primeira vez, indicada pelo endocrinologista e respeitando as minhas limitações. Como assim limitações? Bem, observei que quando fiz dieta a primeira vez, não consegui dar segmento por muito tempo pois vi que era uma mudança bem radical, eu tinha que tomar coisas das quais não gostava como chá por exemplo, sem contar que era uma quantidade muito reduzida, tipo eu não conseguia comer uma torrada no café da manha, era difícil assim, pelo menos pra mim.
Então criei minha própria dieta e penso assim: não existe dieta perfeita, infalível, acredito que cada um se adéqua a um tipo de dieta, de acordo com suas necessidades, com sua rotina, com suas metas a atingir, então pensei em algo em que eu não sofresse tanto para realizar.
No dia 7 de maio de 2012 (uma segunda-feira) comecei a minha dieta. Primeiro comprei coisas como frutas, verduras, adoçante, torradas, leite desnatado, iogurtes light, etc. Nesse mesmo dia fui a uma farmácia e me pesei, estava com 84,2kg e iniciei um processo de reeducação alimentar, fiz um roteiro de horários e o que comer em cada horário e principalmente deixei de comer pão e tomar refrigerante.
Meu roteiro foi mais ou menos assim:
Café da manhã (entre 6h - 7h)
   Café com leite desnatado com adoçante + Duas torradas com margarina

Lanche (entre 9h - 10h)
   Opções: Uma fruta (maçã ou pêra), um copo de iogurte (200ml), um copo de suco ou uma barra de cereal

Almoço (entre 12h – 13h)
   Frango, carne ou peixe (evitava frituras) comecei a usar mais azeite + Salada temperada com azeite e vinagre (fazia salada com alface, tomate, pimentão, cebola, pepino, as vezes colocava uma seleta e brócolis) + 2 colheres de arroz

Lanche da tarde (entre 15h – 16h)
   Opções: Uma barra de cereal ou biscoitos integrais com chá ou café com leite. Como eu trabalhava à tarde, eu levava uma fruta, ou barra de cereal ou biscoito integral

Jantar (entre 18h – 19h)
    Pode ser o mesmo do almoço ou uma sopa de legumes

Ceia (22h)
   Café com leite desnatado e adoçante + uma torrada ou duas bolachas água e sal

Alguns dos meus horários eram flexíveis pois trabalhava no horário da tarde, então meu almoço era às 11h30, meu lanche da tarde era no intervalo do trabalho às 14h30. Como saia do trabalho às 17h30, já levava uma barrinha de cereal ou biscoitos extras para comer na saída e em casa jantava um pouco mais tarde, lá pelas 20h. Mas me preocupava em comer mais ou menos a cada 3 horas e reduzir a quantidade de comida para ficar saciada e não cheia. Também comecei a tomar bastante água, principalmente naquelas horas próximas a hora da refeição e que já começa a te dar fome.
Comecei a me pesar semanalmente para acompanhar os avanços ou não e ver o que poderia ser modificado na dieta. No dia 14, uma semana depois, me pesei e estava com 83,2kg, fiquei muito feliz e empolgada por perder 1 kg em uma semana, apenas com a dieta que estava fazendo.
No dia 21 me pesei novamente e estava com 81,9 kg e registrei no meu diário (é eu tenho um diário sim!) "A dieta está sendo produtiva, em duas semanas perdi 2,3kg! Estou feliz e quero manter isso, mas gostaria de perder mais peso, acho que só com exercício mesmo".
E assim, mais uma semana se passou, comecei a andar por perto da minha casa, olhar algumas academias, perguntar preços e essas coisas. No dia 28 me pesei, e registrei meus 81,2kg. Ao todo 3 kg em 3 semanas! Um detalhe importante que eu gostaria de compartilhar é que procurei me pesar sempre na mesma balança e acompanhei os avanços semanalmente para não ficar muito ansiosa e acabar interferindo nos resultados.
No dia 4 de junho, fiz minha matrícula numa Academia próxima a minha casa e no dia seguinte faria a avaliação física e começaria minhas atividades. Nunca em toda a minha vida pisei numa academia, a única atividade física que já fiz com certa freqüência foi a natação e até aquele momento estava há 4 anos sem me exercitar e para mim seria um desafio físico e também psicológico já que eu tenho uma certa timidez ou vergonha de freqüentar determinados lugares como uma Academia por exemplo, mas fui em frente, estava disposta a mudar também nisso.
Então no dia seguinte fui de manhã cedo pra academia. Fiz minha avaliação física, onde o profissional tirou várias medidas de partes do meu corpo e me pesou, na balança deles eu estava com 80kg. Ou seja, em 1 mês consegui perder 4kg somente com uma dieta, que prefiro chamar de reeducação alimentar.
     

     Resumindo: Estava avançando, tinha um foco, um objetivo. Fui me reeducando, me disciplinando, persistindo e tendo força de vontade para seguir adiante.

2 comentários:

  1. Ela ficou, também, linda em roupa de ginástica!

    ResponderExcluir
  2. Os músculos da Nill já estão aparentes e o melhor é que ela conseguiu superar vários problemas nas articulações.

    ResponderExcluir